Agência BrasilDestaque

Abastecimento de água da ETA Ilha da Pintada em Porto Alegre é retomado após trabalhos de limpeza e substituição de equipamentos

O abastecimento de água da Estação de Tratamento de Água (ETA) Ilha da Pintada, em Porto Alegre, finalmente foi retomado na manhã deste sábado (8), após uma semana de intensos trabalhos de limpeza, recuperação e substituição de equipamentos devido à baixa do rio Guaíba. A informação foi confirmada pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), responsável pela gestão do sistema de abastecimento de água na capital gaúcha.

Segundo o Dmae, a retomada do abastecimento está ocorrendo de forma gradual, e pode levar mais tempo para alcançar as torneiras das residências localizadas nas regiões mais distantes da rede. A Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Ilhas, encarregada da distribuição da água, entrou em operação no período da tarde de sábado, com previsão de normalização total do abastecimento até a madrugada de domingo (9).

Após a normalização do abastecimento na região da Ilha da Pintada, o Dmae planeja estender o serviço às ilhas do Pavão, das Flores e dos Marinheiros, que também foram afetadas pela interrupção do fornecimento de água. No entanto, o departamento alerta para a possibilidade de surgimento de vazamentos em alguns pontos da rede, o que poderia impactar o restabelecimento completo do sistema nos próximos dias.

A ETA Ilha da Pintada estava desativada desde o início de maio, devido às fortes inundações que a deixaram completamente alagada. Localizada em uma região estratégica, a estação abastece várias ilhas da região, garantindo o acesso à água para milhares de moradores locais. Com a retomada do funcionamento da ETA, a expectativa é de que a situação comece a se normalizar gradualmente, trazendo alívio para a população afetada pela falta de água nas últimas semanas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo