
Discurso anti-imigração de Donald Trump
No último dia 18, durante um discurso anti-imigração, o ex-presidente dos Estados Unidos e candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, utilizou uma referência inusitada para culpar imigrantes pelos supostos problemas do país: o personagem Hannibal Lecter, famoso psicopata canibal interpretado por Anthony Hopkins no filme “O Silêncio dos Inocentes”.
Trump fez a declaração logo após ser consagrado como candidato à presidência pelo partido, em uma fala confusa que incluiu referências a manicômios, terroristas e uma suposta invasão de estrangeiros de várias partes do mundo, como América do Sul, África, Ásia e Oriente Médio.
Essa não é a primeira vez que Trump utiliza o personagem fictício Hannibal Lecter para se referir a imigrantes, insinuando que estrangeiros seriam psicopatas e aproveitadores. No entanto, Anthony Hopkins, o premiado ator que deu vida ao personagem, se mostrou chocado com a comparação, afirmando não ter conhecimento dessa associação feita pelo político.
O discurso de Trump gerou polêmica e reações negativas, com muitas pessoas criticando a forma como o ex-presidente abordou a questão da imigração e o uso de referências cinematográficas para demonizar os estrangeiros em seu país.
Diante da repercussão, Trump não se manifestou sobre a controvérsia gerada por suas declarações e continuou com sua campanha presidencial, alimentando discussões e dividindo opiniões sobre suas propostas e posicionamentos.