Advogado Renato Campos Galuppo é nomeado conselheiro de Administração da Petrobras, ocupando vaga de Efrain Pereira da Cruz.

De acordo com o comunicado, Galuppo ocupará o cargo até a assembleia geral do dia 25 de abril, quando haverá eleições para os conselheiros. Não há impedimento para que o seu nome seja aprovado novamente para o cargo. O comunicado ainda ressalta que o processo de análise e eleição seguiu os procedimentos de governança aplicáveis, não sendo constatado qualquer impedimento para que assumisse a posição na Companhia.
A Petrobras recebeu a carta de renúncia de Efrain Pereira da Cruz na segunda-feira (22) e, em razão da vacância, o governo federal, por meio do Ministério das Minas e Energia, indicou Galuppo para o Conselho de Administração. A nomeação foi submetida à análise dos demais membros do Conselho, seguindo os termos da Lei das S.A. e do Estatuto Social da Petrobras.
Renato Campos Galuppo é bacharel em direito pela Universidade Federal de Ouro Preto (2002) e especialista em direito penal e processo penal aplicado pelo Centro Universitário UNA (2020). Além disso, é pós-graduado em direito penal econômico pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e tem experiência em contencioso e consultivo em matéria eleitoral, criminal, constitucional e cível.
O novo conselheiro também possui experiência como assessor jurídico na Câmara dos Deputados e é membro de diversas instituições, como a Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político, o Instituto de Direito Partidário e Político, o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e o Instituto de Ciências Penais. Atualmente, é membro do Comitê de Segurança, Meio Ambiente e Saúde do Conselho de Administração da Petrobras.
Além disso, Galuppo foi Conselheiro de Administração da PréSal Petróleo S.A (PPSA) de julho de 2023 a janeiro de 2024. Sua nomeação como conselheiro de Administração da Petrobras reforça o compromisso da empresa em seguir os processos e procedimentos de governança, contribuindo para a transparência e eficiência na gestão.