DestaqueUOL

Confrontos mortais e uso de munição real marcam manifestações em Bangladesh nesta semana




Manifestações em Bangladesh resultam em confrontos e uso de munição real pela polícia

Manifestações em Bangladesh resultam em confrontos e uso de munição real pela polícia

No último sábado (20), a polícia antidistúrbios de Bangladesh disparou munição real contra manifestantes, em meio a uma onda de confrontos que assolaram o país. O Exército foi acionado para patrulhar as cidades após os violentos confrontos que resultaram em mais de uma centena de mortos ao longo da semana.

A mobilização teve início no início de julho, com protestos estudantis contra o sistema de cotas que reserva mais da metade dos empregos no serviço público para determinados setores da sociedade, incluindo os filhos dos veteranos da guerra de libertação de 1971 contra o Paquistão. O que era para ser uma manifestação pacífica ganhou proporções maiores e escalou para violentos tumultos.

De acordo com um balanço da AFP, baseado em dados de fontes policiais e hospitalares, os confrontos desta semana resultaram na trágica morte de pelo menos 133 pessoas. As autoridades locais estão em alerta máximo para conter a violência e restaurar a ordem no país.

As imagens chocantes dos confrontos e do uso de munição real pela polícia revoltaram a população, que clama por justiça e por mudanças no sistema que vem gerando tamanha revolta. O governo de Bangladesh enfrenta agora um desafio sem precedentes para conter a situação e evitar mais mortes.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo