DestaqueUOL

Atentados a Trump e Bolsonaro: onda de desinformação nas redes sociais levanta teorias sem fundamentos sobre os incidentes.




Ataque a Tiros Contra Donald Trump Provoca Desinformação

Ataque a Tiros Contra Donald Trump Provoca Desinformação

No dia 13 de julho, um ataque a tiros contra Donald Trump provocou uma onda de desinformação nas redes sociais, semelhante ao que ocorreu quando Jair Bolsonaro foi atingido por uma facada durante a campanha eleitoral de 2018. Diversos conteúdos enganosos circularam, incluindo um vídeo intitulado “O golpe”, que utiliza imagens dos ex-presidentes atingidos e um trecho da novela “O Bem Amado”, da TV Globo, de 1973, para sugerir que os ataques foram forjados. No entanto, não há evidências de que o atentado contra Trump tenha sido uma encenação, como foi verificado pelo Comprova.

O republicano foi atingido de raspão na orelha durante um comício em 13 de julho, na Pensilvânia, sendo imediatamente retirado do local. O atentado resultou em duas mortes, incluindo o autor dos disparos, e duas pessoas feridas. O FBI identificou o responsável como Thomas Matthew Crooks, de 20 anos, que foi morto por um agente do Serviço Secreto. A investigação está em andamento, com cerca de 100 pessoas já entrevistadas em busca de mais informações sobre o crime.

Por outro lado, o caso da facada em Bolsonaro, ocorrido há seis anos, foi finalizado recentemente pela Polícia Federal, que concluiu que Adélio Bispo agiu sozinho. Diversas teorias conspiratórias surgiram na época do ataque, incluindo a ideia de que Bolsonaro simulou o atentado para esconder um suposto câncer no estômago, teorias essas que foram posteriormente desmentidas pelo médico responsável pela cirurgia.

POR QUE INVESTIGAMOS

O Comprova, que reúne 42 veículos na checagem de conteúdos virais, monitora e investiga informações suspeitas publicadas em redes sociais. Se você tiver alguma sugestão de verificação, entre em contato pelo WhatsApp +55 11 97045-4984. Para mais informações duvidosas, envie uma mensagem para a Folha pelo WhatsApp 11 99581-6340 ou pelo email folha.informacoes@grupofolha.com.br.

Para mais detalhes sobre essa verificação, acesse o site do Comprova.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo