DestaqueUOL

Tensões entre China e EUA se estabilizam, mas pontos de discordância persistem, ressalta Blinken em evento internacional






Em recente declaração, o Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, ressaltou a importância dos compromissos de alto nível estabelecidos entre os países, enfatizando a necessidade do diálogo para evitar conflitos indesejados. Em um evento, Blinken mencionou a constante comunicação entre autoridades, inclusive militares, como um passo fundamental para promover a transparência nas relações.

Durante o encontro, Blinken abordou a clareza na comunicação sobre pontos de discordância, citando especificamente questões como o Mar do Sul da China e Taiwan. Ele destacou a importância de ambos os lados compreenderem as intenções um do outro para evitar mal-entendidos que possam levar a conflitos.

Além disso, foi anunciada uma reunião de ministros das relações exteriores da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) que será sediada pelo Laos na próxima semana. Este encontro representa mais uma oportunidade para fortalecer os laços diplomáticos na região.

A recente visita de Blinken à China, onde se encontrou com o presidente Xi Jinping, evidenciou as tentativas de ambos os países em estabelecer uma relação de parceria em vez de rivalidade. Esta foi a segunda visita do Secretário de Estado americano a Pequim em menos de um ano, demonstrando a importância do diálogo contínuo entre as nações.

Apesar das tensões, as relações entre Estados Unidos e China têm se estabilizado desde o encontro entre Xi e Joe Biden em novembro de 2023. No entanto, as divergências persistem, especialmente no que diz respeito ao apoio da China à indústria de defesa russa no contexto do conflito na Ucrânia, segundo Washington.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo