
Ex-opositor venezuelano pede asilo na Espanha
Madri, Espanha – No último domingo (8), Edmundo Gonzalez, ex-opositor do regime venezuelano, desembarcou em solo espanhol em busca de asilo. Ele estava sob ameaça de prisão em seu país de origem. Gonzalez teve o suporte de María Corina Machado, líder da oposição, e da Plataforma Unitária, aliança que luta contra o governo de Nicolás Maduro.
Declaração de González
Em sua declaração oficial, Gonzalez agradeceu o apoio de María Corina Machado, destacando sua liderança no processo eleitoral e na Plataforma Unitária. “Quero ressaltar o trabalho e o esforço de María Corina Machado, que liderou este processo eleitoral e da Plataforma Unitária [aliança de oposição] pelo seu trabalho e compromisso”, afirmou o ex-opositor.
Mudança para a Espanha
A fuga de Edmundo Gonzalez para a Espanha foi negociada em segredo, com a mediação de José Luiz Zapatero, ex-presidente do governo espanhol. Um avião oficial espanhol aguardava Gonzalez na República Dominicana e, após um acordo com as autoridades venezuelanas, pousou em Caracas para resgatar o opositor.
Com a chegada segura a Madrid, Gonzalez visa recomeçar sua vida longe das ameaças do regime de Nicolás Maduro. O ex-opositor permanece firme em suas convicções e promete continuar lutando pelos direitos e pela liberdade do povo venezuelano.