DestaqueUOL

Integrantes da Comissão Especial esperam presença de Lula em reinício das atividades após quase dois anos de espera




Presidente Lula é aguardado em solenidade da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos

Presidente Lula é aguardado em solenidade da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos

Integrantes da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos manifestaram a expectativa pela presença do presidente Lula (PT) em uma solenidade que marcará o reinício das atividades do colegiado. O grupo ficou um ano e sete meses sem funcionar e foi reinstalado pelo presidente petista.

A presidente da comissão, procuradora da República Eugênia Augusta Gonzaga, destacou em nota que é desejo do colegiado que o reinício das atividades seja marcado por uma solenidade com a presença das autoridades mais importantes do país. O convite, de acordo com os integrantes, foi endereçado ao chefe do Executivo.

De acordo com a nota, a comissão já está realizando reuniões de forma virtual e em conjunto com a equipe do Ministério dos Direitos Humanos, está preparando a documentação necessária para retomar os trabalhos, como regimentos e resoluções. A previsão é de que a recriação oficial da comissão aconteça a partir do mês de agosto. A presença de Lula é aguardada não apenas pelos integrantes, mas também pela sociedade civil.

O presidente Lula anunciou a recriação da comissão, promessa de campanha, no dia 4 de julho, em meio a pressões de familiares de vítimas da ditadura militar (1964-85). Além da procuradora Eugênia Augusta Gonzaga, integram a comissão a professora universitária Maria Cecília Oliveira Adão, a deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) e Rafaelo Abritta, representante do Ministério da Defesa – que é civil, e não militar.

Se você gostou deste texto e deseja ler mais, torne-se um assinante e tenha direito a liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no botão abaixo:

Assine agora


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo