Agência BrasilDestaque

Exportações de Aves Suspensas por Foco de Doença em Estabelecimento Gaúcho de Produção Avícola: 44 Países Afetados

Na última sexta-feira (19), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou uma revisão nas certificações para exportações de carnes de aves e seus produtos, devido à confirmação de um foco da Doença de Newcastle (DNC) em um estabelecimento de produção avícola comercial, localizado no município de Anta Gorda, no Rio Grande do Sul. Essa restrição afeta as vendas para 44 países, variando de acordo com cada mercado.

Essa certificação para exportação é resultado de acordos bilaterais entre países parceiros, e o ministério decidiu modificar preventivamente o Certificado Sanitário Internacional (CSI) para cumprir com as garantias e requisitos estabelecidos nos acordos. De acordo com o ministério, a suspensão temporária da certificação segue as regras internacionais de comércio de aves e seus produtos, visando garantir a transparência do serviço brasileiro frente aos países importadores.

Os impactos dessa revisão se dividem em diferentes níveis: suspensão nacional, estadual e regional. Países como China, Argentina, Peru e México estão com suas exportações de carnes de aves restringidas em todo o Brasil, enquanto o estado do Rio Grande do Sul enfrenta restrições para 29 países, como Reino Unido, União Europeia, Tailândia e Índia, dentre outros. Além disso, exportações de produtos como carne fresca, ovos e ovoprodutos, e farinha de aves estão afetadas nessas regiões.

Por outro lado, produtos submetidos a tratamento térmico destinados a certos mercados, como Argentina, África do Sul e Uruguai, não estão sujeitos a restrições e podem ser certificados normalmente. O Mapa informou que as regras de suspensão estão sendo revisadas diariamente, de acordo com as negociações em curso com os países parceiros para erradicar o foco da doença.

O Rio Grande do Sul é o terceiro maior exportador de carne de frango do Brasil, atrás apenas do Paraná e de Santa Catarina. No primeiro semestre deste ano, o estado foi responsável por 13,82% do total de exportações do país, gerando uma receita de US$ 630 milhões com a venda de 354 mil toneladas de carne de frango. Os principais destinos desse produto gaúcho foram os Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, China e Japão.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo