Agência BrasilDestaque

Começa nesta sexta-feira a 19ª edição do Festival Vale do Café, com programações em fazendas históricas do Sul fluminense.

A 19ª edição do Festival Vale do Café teve início nesta sexta-feira na Fazenda União, em Rio das Flores, marcado pelas Serestas Líricas no Vale. O evento, que se estenderá até o dia 28 deste mês, contará com uma programação diversificada em oito municípios do Sul fluminense, como Vassouras, Barra do Piraí, Piraí, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Valença e Paty do Alferes. Além disso, o festival inclui visitas guiadas às fazendas históricas da época áurea da cultura do café no estado.

Com o objetivo de trazer novidades a cada edição, a diretora de Produção do festival, Roberta Kelab, destacou a inclusão de duas novas fazendas e o retorno de outra que esteve ausente por muitos anos. Um dos diferenciais da programação é a proximidade entre as fazendas participantes nos dias de evento, facilitando a locomoção dos visitantes entre as propriedades.

Ao todo, dez fazendas estão participando desta edição, com destaque para as fazendas estreantes Floresta, em Vassouras, e Santa Rosa, em Valença. As fazendas Alliança, Vista Alegre, Monte Alegre, São Luiz da Boa Sorte, União, das Palmas, São João da Prosperidade e Florença completam a lista de participantes.

A programação do festival inclui espetáculos com preços acessíveis, gastronomia regional e descontos para moradores da Região do Café, estudantes, portadores de Vale Cultural e idosos. Além disso, em seis dos oito municípios participantes, haverá espetáculos gratuitos para o público em geral.

Dentre os destaques da programação gratuita, estão o Quarteto Semente Choro Jazz, o Cortejo de Tradições, e apresentações de música instrumental com renomados artistas. O festival também oferece cursos gratuitos de formação musical em Vassouras, com a participação de 120 inscritos que terão a oportunidade de receber aulas ministradas por músicos profissionais conhecidos.

O Festival Vale do Café conta com o patrocínio de diversas entidades, como o Ministério da Cultura, MRS Logística, Sebrae e Secretaria de Estado de Turismo, além do apoio de instituições como a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e o Sesc RJ. Com uma programação diversificada e repleta de atrações culturais, o festival promete levar música, história e gastronomia aos participantes, proporcionando uma imersão na rica tradição cafeicultora do estado do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo