DestaqueUOL

Associações de pacientes de Cannabis medicinal garantem acesso a óleo de qualidade através de laboratório regulado pela Anvisa.




Abrace Esperança inaugura laboratório regulado para produção de Cannabis medicinal

Abrace Esperança inaugura laboratório regulado para produção de Cannabis medicinal

Associações de pacientes de Cannabis medicinal têm sido um porto seguro para doentes que não têm condições de pagar pelo óleo industrial derivado da planta. Com a ajuda das mensalidades dos associados, as organizações extraem o óleo das flores da planta para produzir o CBD (Canabidiol). No entanto, o processo artesanal utilizado tem sido criticado por empresas farmacêuticas devido às exigências da Anvisa, focando na qualidade do produto. Esse cenário está prestes a mudar, pelo menos na Abrace Esperança, na Paraíba, que é a primeira associação brasileira a inaugurar um laboratório regulado pela Anvisa.

“Não é porque somos uma associação que não temos condições de qualidade”, afirma Cassiano Gomes, diretor executivo da Abrace. A construção do laboratório foi resultado de uma luta de mais de dois anos, motivada por uma exigência judicial. A Abrace alcançou a marca de 50 mil associados, sendo metade consumidores dos 16 produtos oferecidos, com preços variando de R$ 79 a R$ 620, de acordo com a concentração e tipo de canabinóide. Com a inauguração oficial marcada para o fim do mês, a entidade espera receber outras associações interessadas em seguir o mesmo caminho. Estima-se que existam cerca de 150 associações de pacientes no país.

Capacidade produtiva aumenta em 10 vezes

O novo laboratório conta com quatro setores gerenciados por farmacêuticos: produção, controle de qualidade, logística industrial e garantia de qualidade. Com novos equipamentos, a capacidade produtiva aumentou de 500 para 5.000 frascos de óleo, permitindo atender um número maior de associados. “Esse salto é significativo e proporciona condições para uma produção mais eficiente”, destaca Umberto Souza, gerente do laboratório.

Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo