
Acordo entre Alemanha e Sérvia para desenvolvimento de cadeia de valor de lítio
“Scholz ofereceu o apoio da Alemanha para que a Sérvia desenvolva uma melhor cadeia de valor para a produção de lítio”, indicou o presidente sérvio, Aleksandar Vucic, antes da assinatura.
O projeto, acrescentou Vucic, “nos trará bilhões em investimentos e um progresso incrível para todo o país, especialmente para a Sérvia ocidental”.
Scholz celebrou o acordo que, segundo ele, contribuirá para que a Europa seja “soberana em um mundo em mutação” e “não dependa dos outros”.
Em entrevista ao jornal alemão Handelsblatt antes da cúpula de Belgrado, Vucic declarou que estavam sendo mantidas negociações com vários fabricantes de automóveis europeus, entre eles Mercedes, Volkswagen e Stellantis.
O presidente garantiu que, por enquanto, as exportações de lítio do país só seriam vendidas aos parceiros europeus, apesar do interesse dos fabricantes chineses. “Prometemos isso aos representantes da UE”, disse nesta sexta-feira.
“Mantemos relações excelentes com os chineses, e isso não tem nada a ver com este projeto”, acrescentou o chefe de Estado da Sérvia, que aspira a fazer parte da UE.
O presidente sérvio, Aleksandar Vucic, anunciou que a Alemanha ofereceu apoio para o desenvolvimento da cadeia de valor de lítio na Sérvia. Esse acordo promete trazer bilhões em investimentos e progresso para o país, especialmente para a região oeste da Sérvia. O chanceler alemão, Scholz, comemorou o acordo, destacando que ele contribuirá para a soberania da Europa em um mundo em constante mudança.
Em uma entrevista ao jornal alemão Handelsblatt antes da cúpula de Belgrado, Vucic revelou que estão em andamento negociações com fabricantes de automóveis europeus como Mercedes, Volkswagen e Stellantis. Ele assegurou que, por enquanto, as exportações de lítio sérvio serão voltadas apenas para os parceiros europeus, mesmo havendo interesse por parte de fabricantes chineses. Vucic explicou que essa decisão foi prometida aos representantes da União Europeia.
Além disso, o presidente da Sérvia enfatizou que as relações com os chineses estão bem estabelecidas e não interferirão nesse projeto em questão. Ele reiterou o desejo do país de fazer parte da UE.
Com esse acordo, a Sérvia busca se fortalecer economicamente e tornar-se um importante player na produção de lítio, um mineral essencial para a fabricação de baterias e veículos elétricos. A parceria com a Alemanha promete impulsionar a indústria local e atrair investimentos significativos para o país.