DestaqueDiário do Rio

Velocidade máxima no corredor do BRT Transbrasil aumenta para 60 km/h a partir de 29 de julho, informa Prefeitura do Rio.




Prefeitura do Rio altera velocidade máxima nos corredores do BRT


A Prefeitura do Rio alterou a velocidade máxima permitida nos corredores do sistema BRT. A nova regulamentação, que prevê a mudança, entra em vigor no dia 29 de julho. A partir dessa data, os coletivos vão poder transitar no corredor Transbrasil a 60 km/h. Antes, o permitido era 40 km/h.

A medida, de acordo com o executivo municipal, tem como objetivo otimizar a operação do BRT Transbrasil. Além de melhorar o fluxo na Avenida Brasil nos horários em que a faixa seletiva é liberada à circulação para todos os veículos, exceto caminhões, entre 10h e 16h e entre 20h e 5h.

A decisão também foi embasada no comportamento do tráfego com as velocidades atualmente regulamentadas, tanto sob o aspecto de fluidez, quanto de segurança.

Para informar a mudança aos motoristas, toda a sinalização vertical e horizontal das faixas Exclusiva e Seletiva do Corredor Transbrasil será ajustada.

Essa alteração vem sendo discutida há algum tempo e foi bem recebida por parte da população, que acredita que a medida pode contribuir para a melhoria do transporte público na cidade. No entanto, alguns especialistas alertam para a necessidade de um acompanhamento constante para evitar possíveis problemas decorrentes do aumento da velocidade nos corredores.

No geral, a mudança é vista como um passo importante para a otimização do sistema BRT no Rio de Janeiro, buscando oferecer um serviço mais eficiente e seguro para os usuários.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo