
Líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues, volta ao PT
Nesta quinta-feira, 18 de março, o senador Randolfe Rodrigues, que atualmente ocupa o cargo de líder do governo no Congresso, assinou sua filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT). Esta decisão marca o retorno de Randolfe ao partido ao qual foi filiado de 1990 a 2005, momento em que assinou a ficha de filiação ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja.
A volta do senador ao PT era aguardada desde o ano passado, quando Randolfe se desfiliou da Rede Sustentabilidade, partido no qual esteve de 2015 a 2023. Antes disso, ele foi filiado ao PSOL de 2005 a 2015. A cerimônia de filiação ocorreu no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, e contou com a presença do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.
Com a confirmação da filiação de Randolfe ao PT, os três líderes do governo atualmente são petistas. Além de Randolfe, Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, e José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara dos Deputados, também representam o partido no governo.
Em suas redes sociais, Randolfe compartilhou que voltou ao PT porque, com Lula, entende que “é possível construir um País mais justo”. Ele destacou que retornou ao partido para ser um instrumento de mudança tanto para o Brasil quanto para o Amapá, seu estado natal.