DestaqueDiário do Rio

Polícia Federal devolve cinco peças sacras desaparecidas há 50 anos para a igreja histórica do Centro do Rio após investigação.






Retorno de Peças Sacras Da Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores

Foto: Divulgação/Polícia Federal

Retorno de Peças Sacras Da Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores

No Centro do Rio, a Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores foi palco do retorno de cinco peças sacras para seu acervo. As relíquias do século XIX, tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), estavam desaparecidas da igreja há mais de 50 anos, mas foram recuperadas após uma investigação conduzida pela Polícia Federal, iniciada em outubro de 2023.

De grande valor histórico e cultural, as preciosidades incluem dois tocheiros e três objetos sacros que foram identificados num leilão em Copacabana. Avaliadas em mais de 200 mil reais, todas as peças apresentavam o símbolo distintivo da Irmandade de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores.

O provedor da capela, Cláudio Castro, destacou a importância desse momento e afirmou o compromisso de restituir todas as obras de arte sacra desaparecidas da igreja ao longo dos anos, num prejuízo estimado em mais de 1,5 milhão de reais. Um inventário completo foi realizado em 1945 para catalogar os itens desaparecidos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo