Agência BrasilDestaque

Consulta pública para implantação de escolas cívico-militares em SP até 2025: Seduc convoca comunidades escolares para opinarem.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) anunciou nesta quinta-feira (18) a abertura de uma consulta pública para a implantação do modelo de escolas cívico-militares na rede pública estadual a partir de 2025. A iniciativa visa a promover a participação das comunidades escolares na tomada de decisão sobre o novo modelo de ensino.

De acordo com o edital de convocação, as unidades de ensino terão até o dia 31 de julho para realizar reuniões com pais, responsáveis, estudantes menores de 16 anos, professores e demais profissionais da equipe escolar a fim de discutir os detalhes e possíveis benefícios do modelo de escolas cívico-militares. As opiniões e votos das comunidades escolares serão registrados entre os dias 1º e 15 de agosto por meio da Secretaria Escolar Digital (SED).

Caso alguma unidade escolar não alcance a quantidade mínima de votos válidos, estão previstas outras duas rodadas de consultas. As escolas que não atingirem o quórum necessário deverão informar a situação em 19 de agosto, iniciando assim a segunda rodada de consultas entre os dias 20 e 22 de agosto. Em seguida, caso necessário, será realizada uma terceira rodada de consultas entre os dias 27 e 29 de agosto, sempre por meio da SED.

A data prevista para a divulgação das escolas selecionadas para integrar o programa é o final de agosto, coincidindo com o período de matrículas e transferências na rede estadual de ensino. Os estudantes terão a oportunidade de manifestar interesse em se transferir para as unidades escolhidas ou para outras escolas da rede até o início de setembro.

O processo de consulta pública é uma etapa importante do projeto, que visa iniciar o modelo de escolas cívico-militares em 2025 com 45 unidades educacionais da rede estadual. A Seduc pretende acompanhar de perto a implantação do modelo e avaliar a possibilidade de ampliação nos próximos anos.

Durante a primeira etapa do processo de escuta, realizada entre os dias 21 e 28 de junho, 302 diretores das escolas da rede pública de São Paulo manifestaram interesse em aderir ao novo modelo. Dessa forma, a expectativa é de que as escolas selecionadas possam contribuir positivamente para a melhoria da educação no estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo