DestaqueUOL

Brasil registrou 83.988 casos de estupro em 2023, aumento de 6,5% em relação ao ano anterior, aponta 18º Anuário de Segurança.

O Brasil enfrenta um preocupante aumento nos casos de estupro, de acordo com os dados mais recentes do 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Em 2023, o país registrou um total de 83.988 casos de estupro, representando um aumento de 6,5% em relação ao ano anterior, o maior número desde o início da série histórica em 2011.

Uma análise mais detalhada dos dados revela que a maioria esmagadora dos casos (76%) corresponde a estupros de vulneráveis, ou seja, casos em que a vítima tem menos de 14 anos. É alarmante constatar que as principais vítimas são meninas negras com até 13 anos, e que a maior parte desses crimes ocorre dentro das próprias residências (61,7%).

Além do aumento nos casos de estupro, o estudo aponta um crescimento em todas as formas de violência contra as mulheres no país. O feminicídio teve um aumento de 0,8%, as agressões decorrentes de violência doméstica cresceram 9,8%, o stalking aumentou em 34,8%, a importunação sexual teve um acréscimo de 48,7%, as tentativas de homicídio subiram 9,2% e a violência psicológica registrou um aumento de 33,8% no ano passado.

Em relação às medidas de proteção, foram concedidas 540.255 medidas protetivas de urgência em 2023, representando um aumento de 26,7% em comparação com o ano anterior. Esses números refletem a gravidade da situação e a necessidade de ações eficazes para combater a violência contra as mulheres no Brasil.

Leia também: Justiça mantém indenização por danos morais de Mario Frias a Marcelo Adnet

Leia também: Garimpo ilegal avança em novas áreas da Terra Yanomami, aponta levantamento

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo