Vale do Café celebra a 19ª edição do festival com música e história em fazendas e estações de trem na região


O Vale do Café, no Sul Fluminense, se prepara para receber a 19ª edição do seu festival anual, uma celebração que une música, cultura e história nas fazendas e estações de trem da região. De sexta-feira (19/07), até domingo (28/07), o evento promete uma vasta programação que se espalha por seis municípios.
Este ano, o festival traz novidades com a inclusão de duas novas fazendas: Fazenda Floresta, localizada em Vassouras, e Fazenda Santa Rosa, em Valença. Além destas, as tradicionais propriedades que participam do evento são: Alliança e São João da Prosperidade, em Barra do Piraí; Vista Alegre e Florença, em Valença; Monte Alegre, em Paty do Alferes; São Luiz da Boa Sorte, em Vassouras; União, em Rio das Flores; e das Palmas, em Mendes.
Concertos e Shows Gratuitos
Além das apresentações nas fazendas, o festival valoriza o patrimônio ferroviário da região com shows gratuitos nas estações de trem de Barra do Piraí e Paulo de Frontin. Também haverá concertos gratuitos nas Igrejas Matrizes de Nossa Senhora da Conceição, em Vassouras, e Sant’Anna, em Piraí. Outras locações incluem o Centro Cultural Aldeia de Arcozelo, em Paty do Alferes, o Teatro Sesc Rosinha de Valença, em Valença, e a Praça Barão de Campo Belo, no Centro Histórico de Vassouras.
Aulas de Música Gratuitas
O festival oferece ainda aulas de música gratuitas ao longo do evento. Serão disponibilizadas vagas para aulas de violão, violino, canto, musicalização e prática de conjunto, incentivando o aprendizado e a valorização da música na região.
Programação
19 de julho (sexta-feira)
- Fazenda União
- 10h: Carol McDavit com Marcelo Coutinho, Maria Tereza Madeira e Guilherme Kurtz (“Serestas Líricas no Vale”)
- Fazenda Santa Rosa
- 14h30: Choro Nota Dez (“Raízes do choro”)