DestaqueUOL

Relatório aponta crimes de guerra cometidos por grupos armados em Gaza: ataques contra civis, assassinatos, violência sexual e mais.






Reportagem sobre Crimes de Guerra

Relatório aponta graves violações do direito humanitário internacional

A organização Human Rights Watch (HRW) divulgou um relatório que aponta uma série de crimes de guerra cometidos em conflitos recentes. De acordo com o documento, os crimes incluem ataques deliberados e indiscriminados contra civis e bens civis, assassinatos intencionais de pessoas sob custódia, tratamentos cruéis e outros tratamentos desumanos, violência sexual e de gênero, tomada de reféns, mutilação e roubo de corpos, uso de escudos humanos, assim como atos de pilhagem e saques.

O relatório destaca as violações do direito humanitário internacional, que consiste no conjunto de regras reconhecidas pelos Estados sobre a conduta em tempos de guerra, a maioria incluída na Convenção de Genebra. Além disso, a HRW identificou também “crimes contra a humanidade”, como o assassinato planejado de civis e o sequestro de reféns.

Embora o grupo islamista palestino Hamas seja apontado como o organizador do ataque, o relatório menciona outros grupos armados, como a Jihad Islâmica, que cometeram crimes de guerra em 7 de outubro. Durante uma entrevista coletiva, a diretora da HRW, Wille, negou que os piores atos de violência tenham sido cometidos por civis em Gaza, como é frequentemente afirmado pelo Hamas para se distanciar dos acontecimentos e por Israel para justificar suas operações de represália.

Wille destacou a natureza incrivelmente planejada e coordenada do ataque contra cidades, kibutz e bases militares na área de Israel próxima a Gaza. O relatório chama a atenção para a gravidade das violações e a necessidade de responsabilização dos envolvidos.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo