DestaqueUOL

Paraná envia 1,3 milhão de medicamentos ao Rio Grande do Sul em ação de solidariedade e cooperação entre estados.




Artigo

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná enviou nesta quarta-feira (17) cerca de 1,3 milhão de unidades de medicamento ao Rio Grande do Sul. Com apoio do Ministério da Saúde (MS) e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o objetivo da ação é fortalecer a estrutura de assistência do estado gaúcho dando continuidade às medidas de auxílio.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Com 3,1 mil vagas, UEL abre inscrições para o Vestibular 2025

Entrevistado para a reportagem, o secretário da Saúde, Cesar Neves, destacou: “Continuamos engajados e unindo forças para auxiliar na reconstrução do Rio Grande do Sul. Esses medicamentos, que são considerados os mais necessários neste momento, serão disponibilizados para toda a população gaúcha. Estamos solidários e não mediremos esforços para suprir a demanda de insumos na região.”

continua após publicidade

Além dos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), que fazem parte do elenco do Estado, a Sesa também reuniu junto aos municípios medicamentos que fazem parte do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF). São analgésicos, antibióticos, antitérmicos, anti-hipertensivos, entre outros.

Segundo a coordenadora da Assistência Farmacêutica do Paraná, Deise Pontarolli, o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) coordenou a ação de coleta dos remédios através das regionais de Saúde, aplicando inicialmente um formulário contendo os medicamentos solicitados pela Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul.

Em maio, a Sesa já havia disponibilizado bolsas de sangue e plaquetas para reforçar o sistema público de saúde do estado. Além disso, insumos e medicamentos adquiridos pelo governo gaúcho de farmacêuticas paranaenses também foram encaminhados, juntamente com caixas de nutrição parenteral e mantimentos arrecadados pela Congregação Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo