
Grandes empresas investem bilhões de euros em centros de dados na Espanha
No final de maio, a gigante americana Amazon anunciou um enorme investimento de 15,7 bilhões de euros (93 bilhões de reais), com sua filial Amazon Web Services (AWS), para aumentar a capacidade de seus três centros de dados na cidade, instalados desde 2022 em áreas industriais com paisagens áridas e rochosas.
A Microsoft fez o mesmo no início de julho, com um projeto de 2,2 bilhões de euros (13 bilhões de reais), elevando seus investimentos totais na região do nordeste da Espanha a 6,7 bilhões (39,5 bilhões de reais).
E, segundo a imprensa espanhola, o grupo Meta, matriz do Instagram e Facebook, planeja imitá-los.
Esses investimentos milionários são o resultado de uma estratégia adotada pelos gigantes digitais, que precisam aumentar sua capacidade de armazenamento para lidar com as crescentes demandas da inteligência artificial generativa, além de desejarem expandir sua rede para se aproximar mais de seus usuários.
Em Zaragoza, capital de uma região que se estende desde os Pirineus até o vale do Ebro, os investimentos são recebidos com entusiasmo pelas autoridades locais.
“É uma grande oportunidade, devemos aproveitá-la”, disse María del Mar Vaquero, vice-presidente regional, feliz por ver Aragón se tornar um “foco de atração”.