Presidente da Itália visita exposição no Congresso Nacional em comemoração aos 150 anos da imigração ítalo-brasileira

Presidente da Itália é recebido pelo senador Rodrigo Pacheco
No início da noite de segunda-feira (15), o presidente da Itália, Sergio Mattarella, foi recebido pelo presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, para uma conversa reservada. O encontro entre os líderes dos dois países foi marcado por uma série de discussões sobre os laços históricos e culturais que unem a Itália e o Brasil.
Logo após a reunião, Mattarella e sua comitiva tiveram a oportunidade de visitar a exposição Oltreoceano — 150 anos de arte ítalo-brasileira. A mostra, que ocorreu no Salão Negro do Congresso Nacional, apresentou obras de renomados artistas brasileiros e italianos.
Destaque para as quatro telas de Cândido Portinari, que nunca haviam sido expostas fora da embaixada italiana, e para as obras de outros 35 artistas, como Anita Malfatti, Lina Bo Bardi, Alfredo Volpi e Victor Brecheret. A exposição, que celebrou os 150 anos da imigração italiana no Brasil, proporcionou um mergulho na rica e diversificada produção artística que marcou a relação entre os dois países ao longo dos anos.
A presença do presidente da Itália no Brasil reforça os laços diplomáticos e comerciais entre as nações, trazendo novas oportunidades de cooperação e intercâmbio nas áreas política, econômica e cultural. A visita também ressaltou a importância da relação entre o Congresso Nacional Brasileiro e as autoridades italianas.