DestaqueDiário do Rio

Monumento de D. Pedro I sofre novo ataque de criminosos: Índia sem cocar e flechas serradas são as novas vítimas



Monumento de D. Pedro I sofre novo ataque de criminosos

Imagem com flechas sem as pontas e índia sem o cocar – S.O.S Patrimônio Histórico

Desde a sua revitalização para as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, o monumento em homenagem a D. Pedro I, instalado na Praça Tiradentes, no Centro da cidade, tem sido constantemente alvo de criminosos que furtam peças da escultura.

Um dos ataques mais recentes ocorreu em dezembro de 2022, quando estrelas e um gradil foram furtados. A Secretaria Municipal de Conservação (SECONSERVA) emitiu uma nota lamentando o ato de vandalismo e prometendo medidas para recuperar as peças e punir os responsáveis.

A depredação do patrimônio público na cidade do Rio de Janeiro tem se intensificado nos últimos tempos, com a ação de criminosos dedicados ao furto de peças de metal dos monumentos.

O monumento de D. Pedro I na Praça Tiradentes foi novamente alvo de ataque, desta vez com o furto do cocar da indígena e o corte das flechas de uma das esculturas, conforme divulgado pelo site S.O.S Patrimônio.

O lixo e os dejetos humanos presentes nas imediações também são apontados como problemas que afetam a visita ao monumento, que atrai turistas de todo o mundo em busca de conhecer os marcos históricos da cidade.

A Prefeitura está empenhada em manter as esculturas da cidade preservadas, mas a falta de punição para os responsáveis pelos ataques acaba incentivando a repetição do crime.

O monumento de D. Pedro I, inaugurado em 1862, é considerado a primeira escultura pública do Brasil e possui mais de 15 metros de altura. A obra foi trazida de Paris, na França, e conta com imagens de indígenas e animais que representam importantes rios brasileiros.

Receba notícias no WhatsApp

entrar grupo whatsapp Monumento de D. Pedro I sofre novo ataque de criminosos

lapa dos mercadores 2024 Monumento de D. Pedro I sofre novo ataque de criminosos


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo