Ministras e ministro visitam Pantanal para acompanhar combate aos incêndios e destacam importância da prevenção e mobilização.

Marina Silva destacou a importância de manter as equipes mobilizadas, especialmente diante da previsão de uma onda de calor com baixa umidade nos próximos dias, o que pode aumentar o risco de novos incêndios. A ministra ressaltou a necessidade de manter o esforço conjunto entre Corpo de Bombeiros, Ibama e ICMBio para preservar o Pantanal e sua biodiversidade, além de proteger os sistemas econômicos regionais.
Além das autoridades federais, o governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, também participou da visita, elogiando a atuação integrada dos governos federal, estadual e municipal no combate aos incêndios. Desde a primeira visita à região, em junho, foram tomadas medidas emergenciais para fortalecer as ações, como a liberação de recursos adicionais no valor de R$ 237 milhões para prevenção e combate ao fogo.
Para a ministra Simone Tebet, a atuação conjunta dos diferentes níveis de governo tem sido fundamental para os avanços nas políticas de proteção ambiental e sustentabilidade. Ela ressaltou a importância do planejamento e da prevenção, que permitem antecipar e enfrentar situações de emergência como os incêndios no Pantanal.
O diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Jair Schmitt, destacou a importância das novas regras de mobilidade para os brigadistas, da operação conjunta entre os governos e da liberação de crédito extraordinário para agilizar as ações de combate aos incêndios. O esforço conjunto e a integração entre os diferentes órgãos e esferas de governo têm sido fundamentais para os bons resultados obtidos até o momento na região do Pantanal.