
Impreciso. Recentemente, circulou uma informação equivocada de que Lula teria sido absolvido de todas as acusações. No entanto, é importante esclarecer que o ex-presidente foi absolvido em três casos e condenado em outros dois. Ainda assim, as sentenças dos últimos casos foram posteriormente anuladas e arquivadas.
Nos casos relacionados a Zelotes, Quadrilhão e à suposta tentativa de obstruir investigações da Lava Jato, Lula foi absolvido (saiba mais em: link). Por outro lado, ele foi condenado nos processos envolvendo o triplex do Guarujá e o sítio de Atibaia. Tais condenações foram revogadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) devido a irregularidades processuais, como a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba para julgar os casos e a suspeição do ex-juiz Sergio Moro. Vale ressaltar que o STF não emitiu um veredito sobre a culpa ou inocência de Lula, apenas transferiu os processos para a Justiça Federal do Distrito Federal. O caso referente ao triplex prescreveu, enquanto a denúncia do Ministério Público Federal sobre o sítio de Atibaia foi rejeitada pela Justiça. Lula ficou detido após a condenação em segunda instância no caso do triplex.
As ruas que cortam São Paulo, são 33 ou 34 mil, são uma porcaria. José Luiz Datena
Falso. Diferentemente do que foi afirmado, o município de São Paulo conta com mais de 48 mil ruas oficializadas (confira em: link). Esses dados são provenientes do Dicionário de Ruas do Arquivo Histórico Municipal, com informações atualizadas em janeiro deste ano (veja mais em: link). Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ainda existem cerca de 19 mil ruas na cidade de São Paulo que não possuem nome (saiba mais em: link).
Acontece uma tentativa de golpe [no 8 de janeiro de 2023] como essa e o Lula tava lá em Araraquara. José Luiz Datena
Verdade. Em relação à declaração, de fato, Lula visitou Araraquara no dia 8 de janeiro de 2023. O ex-presidente embarcou para a cidade do interior paulista às 14h com o objetivo de verificar os danos causados pelas fortes chuvas na região. Já a invasão aos prédios dos Três Poderes teve início por volta das 15h, com as primeiras prisões ocorrendo às 17h30. Após os incidentes, Lula retornou a Brasília. Um vídeo de uma câmera de segurança mostra o presidente inspecionando o palácio às 21h26 (confira em: link).