Agência BrasilDestaque

Governo federal envia representantes para mediar conflitos fundiários em Mato Grosso do Sul e Paraná, após série de ataques contra indígenas.

Nesta terça-feira (16), representantes do governo federal desembarcaram em Mato Grosso do Sul com o objetivo de mediar conflitos fundiários que resultaram em uma série de ataques contra indígenas que ocupam áreas rurais reivindicadas como territórios tradicionais. Segundo informações do Ministério dos Povos Indígenas, houve ao menos dois ataques a grupos guarani e kaiowá no estado no último fim de semana.

Os incidentes foram registrados em Douradina e na Terra Indígena Dourados-Amambaipegua I, evidenciando a tensão e violência enfrentadas pelas comunidades indígenas. Um indígena foi atingido por um tiro durante a tentativa de retirada dos guarani-kaiowá de uma área em Douradina, enquanto uma jovem também foi baleada em uma das pernas durante o ataque na Terra Indígena Dourados-Amambaipegua I.

A missão conjunta dos ministérios dos Povos Indígenas e dos Direitos Humanos e da Cidadania também se estenderá ao Paraná e ao Rio Grande do Sul, onde indígenas têm enfrentado conflitos fundiários e ataques armados. No Paraná, famílias avá guarani foram alvo de ataques de ruralistas quando ampliaram sua ocupação em um território delimitado para futura Terra Indígena Guasu Guavirá, e no Rio Grande do Sul, indígenas kaingang sofreram dois ataques em menos de cinco dias ao retornarem para uma área próxima ao seu território originário.

A situação é complexa e envolve questões legais e territoriais, com debates sobre o Marco Temporal e outras legislações que afetam diretamente os direitos indígenas. O governo federal, por meio de seus representantes, está em alerta para garantir a segurança e os direitos das comunidades indígenas, buscando soluções pacíficas para os conflitos fundiários em curso nos estados mencionados. A atuação dos ministérios visa promover a justiça e a paz entre as comunidades indígenas e os demais atores envolvidos nesses conflitos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo