DestaqueUOL

Campanha “A verdade é rastreável” promove a autenticidade e qualidade do café do Cerrado Mineiro, pioneiro na Denominação de Origem.






Campanha “A verdade é rastreável” promovida pela Região do Cerrado Mineiro

Campanha “A verdade é rastreável” promovida pela Região do Cerrado Mineiro

São Paulo, 16 – A Região do Cerrado Mineiro (RCM), conhecida por ser pioneira na Denominação de Origem para café no Brasil, lançou uma nova campanha com o intuito de fortalecer a autenticidade e qualidade do café produzido na região. Com a iniciativa, a Federação dos Cafeicultores do Cerrado tem como objetivo ampliar a presença de cafés certificados no mercado, prevendo um aumento significativo na produção para a safra 2024/2025, com estimativa entre 600 mil a 700 mil sacas em comparação às 115 mil sacas da temporada anterior.

A campanha “A verdade é rastreável” visa combater a utilização indevida da denominação “Cerrado Mineiro” e conscientizar toda a cadeia produtiva, desde os produtores até os consumidores, sobre os benefícios da certificação de origem e a importância de adquirir produtos com o Selo de Origem e Qualidade da RCM. A meta é aumentar a rastreabilidade dos lotes de café, promovendo a valorização do produto tanto no mercado nacional quanto internacional.

Para garantir a autenticidade, na região do Cerrado Mineiro, a Denominação de Origem assegura que o café foi cultivado e processado nos 55 municípios da região por um dos 4.500 produtores locais. Para obter a certificação, os cafés precisam atender a critérios rigorosos de qualidade, como aroma, sabor, acidez, corpo e uniformidade, além de terem passado pelas cooperativas locais.

A Federação dos Cafeicultores do Cerrado identificou a presença do café com a Origem Cerrado Mineiro em 44 países, por meio de mais de 700 marcas. Segundo Juliano Tarabal, diretor executivo da Federação, a campanha representa um esforço para orientar e garantir que os consumidores recebam produtos de qualidade e origem certificada, combatendo possíveis infrações e fortalecendo a confiança no café do Cerrado Mineiro.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo