DestaqueUOL

Em busca do recorde olímpico: Armand Duplantis desafia marca de Thiago Braz nos Jogos de Paris em 2024.




Matéria Esportiva

Favorito ao ouro, Armand Duplantis busca quebrar recorde olímpico no salto com vara em Paris

No último ano, nos Jogos de Tóquio, o fenômeno sueco do salto com vara, Armand Duplantis, conquistou a medalha de ouro com a marca de 6,02 m, aos 21 anos de idade. Ele é conhecido pelo apelido de Mondo e é considerado um dos maiores atletas da modalidade na atualidade.

Em busca de superar seu próprio recorde mundial de 6,18 m, estabelecido em 2020, Duplantis subiu o sarrafo para 6,19 m, após garantir o ouro olímpico. No entanto, após três tentativas, o sueco não conseguiu superar a marca desejada, deixando o recorde olímpico em 6,03 m, estabelecido pelo brasileiro Thiago Braz nos Jogos do Rio, em 2016.

Agora, a grande expectativa está voltada para a final do salto com vara nos Jogos de Paris, que acontecerá no dia 5 de agosto, às 19h (horário de Brasília), no Stade de France. Duplantis é considerado o favorito ao ouro e acredita ser capaz de superar o recorde olímpico de Braz.

Em uma entrevista recente ao periódico espanhol Marca, Armand Duplantis afirmou: “Acho que, quando você está em uma competição como as Olimpíadas, vencer é o mais importante, e quebrar o recorde mundial é secundário, como se fosse a cereja do bolo. Mas claro que gostaria de, pelo menos, bater o recorde olímpico”.

O brasileiro Thiago Braz, que atualmente está suspenso por doping, não poderá defender seu recorde olímpico em Paris após não alcançar a marca necessária para se classificar. Seu principal rival, o francês Renaud Lavillenie, também não conseguiu a vaga para os Jogos Olímpicos.

Além de Duplantis, outros competidores de destaque na disputa pelo pódio em Paris serão Sam Kendricks, medalhista de bronze no Rio, e Chris Nilsen, medalhista de prata em Tóquio, ambos dos Estados Unidos.

Com uma trajetória de sucesso desde jovem, Armand Duplantis tem se destacado como um dos maiores saltadores com vara da história. Filho de pai norte-americano e mãe sueca, ele escolheu representar a Suécia no esporte, seguindo os passos de seu irmão mais velho, Andreas, também competidor na modalidade.

Com recordes mundiais tanto em ambientes fechados quanto ao ar livre, Duplantis busca constantemente superar seus próprios limites e promete um desempenho espetacular na final olímpica em Paris. Agora, todos os olhos estão voltados para o sueco, que almeja conquistar não apenas o ouro, mas também deixar sua marca na história do salto com vara.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo