Aumento expressivo de diretores eleitos pela comunidade escolar na rede estadual de educação, aponta pesquisa divulgada pelo Instituto Unibanco.
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A forma como os diretores são selecionados e a origem dos profissionais têm impactos significativos na rotina escolar, de acordo com especialistas consultados. A possibilidade de eleições diretas nas redes estaduais é destacada por Duda Quiroga, diretora do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (SEPE-RJ) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), como um exercício de democracia que possibilita a elaboração de projetos político-pedagógicos adequados a cada realidade.
O estudo também fornece dados sobre o perfil dos diretores, mostrando que a maioria é composta por profissionais brancos (50,6%) e mulheres (66,5%). Além disso, há uma heterogeneidade na formação dos diretores, com 38% formados em pedagogia e 55,2% em outras áreas da educação. A pesquisa também destaca a importância da formação em gestão escolar, ressaltando a variação entre os estados brasileiros nesse quesito.
No que diz respeito aos desafios enfrentados na gestão escolar, o levantamento aponta para a sobrecarga de trabalho dos diretores, especialmente durante a pandemia da Covid-19. A coorden…