Agência BrasilDestaque

Atentado contra Trump empobrece a democracia, afirma presidente Lula em agenda no Itamaraty

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se pronunciou sobre o atentado contra o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante uma agenda de trabalho no Palácio do Itamaraty, em Brasília, nesta segunda-feira (15). Lula afirmou que o ataque “empobrece a democracia” e ressaltou a importância de condenar qualquer manifestação anti democrática, seja de viés de direita ou esquerda.

“Ninguém tem o direito de atirar numa pessoa porque não concorda com ele politicamente”, destacou o presidente ao chegar para sua agenda no Palácio do Itamaraty.

No último sábado (13), Trump foi alvo de um atentado durante um comício em Butler, no estado da Pensilvânia. Após sons de tiros, o ex-presidente republicano foi retirado do palanque por seguranças, apresentando sangue na orelha e rosto.

Lula também foi questionado se o ataque fortalece a extrema-direita nos Estados Unidos e no mundo, ao que ele respondeu que a certeza é de que a democracia sai enfraquecida. O presidente ressaltou a importância dos valores do diálogo e do debate para a resolução de conflitos.

O atentado contra Trump gerou repúdio e espanto ao redor do mundo. Líderes mundiais também se manifestaram contra a violência política e desejaram pronta recuperação ao ex-presidente norte-americano. Além de Trump ter sido ferido, um apoiador do ex-presidente foi morto e dois ficaram feridos antes que o suspeito fosse morto pelos agentes do Serviço Secreto.

O motivo do atentado ainda não foi esclarecido e o presidente Joe Biden condenou o ataque, pedindo união entre os cidadãos e determinando uma revisão sobre a segurança nos comícios. A violência política, segundo Lula, representa uma ameaça à democracia e aos valores fundamentais de uma sociedade democrática.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo