Arthur Lira garante votação do segundo projeto da reforma tributária em agosto após recesso parlamentar. Abin paralela é tema de cobrança do presidente.

15/07/2024 – 18:02
Marina Ramos/Câmara dos Deputados
Arthur Lira na sessão do Plenário que aprovou o primeiro projeto, no dia 10 de julho
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, anunciou em entrevista à CNN Brasil nesta segunda-feira (15) que o segundo projeto de regulamentação da reforma tributária, o PLP 108/24, será votado em agosto. Lira afirmou que o texto está maduro para ser apreciado e que foi amplamente discutido pelo grupo de trabalho responsável pela proposta. A votação está prevista para ocorrer após o término do recesso parlamentar.
Durante a entrevista, Lira foi questionado sobre a inclusão de proteínas de origem animal na cesta básica, isenta de impostos. O presidente da Câmara afirmou que não é contra o benefício para o setor, mas ressaltou a importância de avaliar o impacto dessa medida no aumento da alíquota do imposto. Ele sugeriu a possibilidade de implementar um cashback sobre a proteína para os brasileiros cadastrados no CadÚnico.
Além disso, Arthur Lira abordou a votação da PEC 9/23, que facilita o pagamento de dívidas de partidos políticos. Ele destacou que a proposta só foi viabilizada devido ao compromisso do Senado em analisar o tema, negando que se trate de uma anistia aos partidos. O presidente da Câmara ressaltou a necessidade de encontrar soluções para questões que não foram adequadamente resolvidas pela resolução do STF.
Em relação à polêmica envolvendo a “Abin paralela”, um sistema de monitoramento ilegal durante o governo anterior, Lira classificou os fatos como graves e cobrou investigações por parte da Abin, Polícia Federal e STF.
Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Pierre Triboli