DestaqueUOL

Bolsonaro e Trump: da ameaça de prisão por golpe de Estado aos atentados armados contra líderes políticos internacionais





Presidente Bolsonaro ameaçado de prisão por tentativa de golpe de Estado

Hoje, o presidente Jair Bolsonaro se vê ameaçado de prisão por sua suposta participação em um golpe de Estado. O que o atual presidente do Brasil não poderia imaginar é que suas ações o colocariam na mesma categoria de “ditador de plantão que quer roubar a liberdade do seu povo”, assim como seu guru na cena internacional, o ex-presidente Donald Trump.

Assim como Bolsonaro, Trump também enfrenta acusações de tentativa de golpe contra o resultado das urnas em seu país. Além disso, ambos os líderes são conhecidos por sua defesa da liberdade para vendas de armas à população.

Nos Estados Unidos, a teoria bolsonaro-trumpista de que “um povo armado jamais será escravizado” ganha força, tendo em vista que o país possui mais armas vendidas do que habitantes. Estima-se que atualmente 40% de todas as armas de uso individual em circulação no mundo estejam nos EUA.

Recentemente, um atirador tentou assassinar Donald Trump durante um comício Republicano, utilizando um fuzil AR-15. Felizmente, o atirador errou seu alvo por milímetros, atingindo apenas a orelha do ex-presidente.

De acordo com o professor Felipe Nunes, diretor da Quaest Pesquisa, vários presidentes dos EUA já sofreram tentativas de atentado, como Andrew Jackson em 1835 e Jimmy Carter em 1979. Já alguns não tiveram a mesma sorte e acabaram falecendo em decorrência de tiros, como Abraham Lincoln em 1865 e John Kennedy em 1963.

No Brasil, o atirador provavelmente teria direito ao certificado de CAC (Colecionador, Atirador ou Caçador), estando inscrito entre os 600 mil brasileiros que possuem autorização para adquirir diversos tipos de armas, prontos para atingir qualquer alvo que escolherem.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo