Prazo para cadastro no Auxílio Reconstrução no RS é prorrogado até 26 de julho, mas 152 municípios ainda não cadastraram famílias.

Até o momento, 152 municípios ainda não cadastraram nenhuma família no sistema do Auxílio Reconstrução, que prevê o pagamento de uma parcela única de R$ 5,1 mil para cada família atingida pelas enchentes. O ministro Paulo Pimenta destacou a importância de realizar os cadastros dentro do prazo estipulado para garantir que as famílias afetadas recebam o auxílio.
O Auxílio Reconstrução, criado pela Medida Provisória nº 1.219, visa atender 375 mil famílias no Rio Grande do Sul, totalizando um investimento de R$ 1,9 bilhão. As prefeituras devem incluir os dados das famílias desalojadas ou desabrigadas no site destinado ao gestor municipal, garantindo que aqueles que cumpram os requisitos recebam o benefício.
Após o cadastro online, as informações serão analisadas e, se aprovadas, o valor será depositado pela Caixa Econômica Federal na conta do responsável familiar cadastrado. Mesmo após o prazo de cadastro, o governo federal continuará analisando os processos para solucionar eventuais problemas no cadastro das famílias beneficiadas.
Uma força-tarefa da Defesa Civil Nacional e do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional está auxiliando as prefeituras na busca ativa de famílias que se enquadram nos critérios do Auxílio Reconstrução e verificando informações para garantir que o benefício chegue para quem realmente precisa. É essencial que as autoridades locais e as famílias afetadas estejam atentas ao prazo de cadastramento e às orientações para garantir o acesso ao auxílio disponibilizado pelo governo federal.