Senado debate políticas públicas para prevenção e tratamento do câncer de pulmão em sessão temática nesta terça-feira.

O Senado realizará uma sessão temática no Plenário na próxima terça-feira (13), a partir das 10h, para discutir políticas públicas relacionadas à prevenção e tratamento do câncer de pulmão. A iniciativa atende ao requerimento RQS 438/2024, apresentado pelo senador Dr. Hiran (PP-RR).
De acordo com projeções para o triênio 2023-2025 do Instituto Nacional de Câncer (Inca), aproximadamente 32 mil casos de câncer de pulmão devem ser diagnosticados por ano no Brasil, tornando essa doença a quinta mais comum entre todos os tipos de câncer.
No requerimento, Hiran destaca a importância de ações direcionadas para diagnóstico precoce, tratamento, ensino e pesquisa sobre o câncer de pulmão, visando a compreensão aprofundada da genética associada a essa doença, a identificação de grupos de risco e fatores decisivos relacionados aos resultados dos exames.
Diversos representantes foram convidados para participar do debate, incluindo membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT), Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) e Sociedade Brasileira de Radiologia (SBR).
Política Nacional
No ano de 2023, o Senado aprovou o PL 2.952/2022, que deu origem à Lei 14.758, com o senador Hiran atuando como relator do projeto. Esta legislação estabeleceu duas novas medidas públicas: a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (dentro do Sistema Único de Saúde) e o Programa Nacional de Navegação da Pessoa com Diagnóstico de Câncer.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)