
Desvendando a Calvície Masculina: Tratamentos e Mitos
É um momento pelo qual nenhum homem espera passar: olhar-se no espelho e admitir que suas entradas (aquela linha do cabelo que algumas pessoas têm forma de V, na parte superior frontal da testa) são reais. Ou, como dizem: sentir a brisa soprar no alto da cabeça.
Metade dos homens experimentará algum tipo de calvície de padrão masculino por volta dos 50 anos, e isso aumentará nos anos seguintes. Embora nossa genética e nossos hormônios desempenhem um papel importante na queda de cabelo, os mecanismos exatos que produzem a perda de fios não são totalmente compreendidos. Por essa razão, os tratamentos para conter e reverter a calvície são ainda imperfeitos, afirma Arash Mostaghimi, vice-presidente de ensaios clínicos e inovação no departamento de dermatologia do Hospital Brigham and Women’s, em Boston.
O que causa a calvície de padrão masculino?
A cabeça humana média contém cerca de cem mil fios de cabelo. Cada um está conectado a um folículo que pode conter de um a cinco fios de cabelo.
Como prevenir e tratar a perda de cabelo?
Se você está preocupado com a queda de cabelo, o primeiro passo é marcar uma consulta com um dermatologista. Como a dermatologia é uma especialidade muito vasta, busque um médico que se interesse pelo tema da queda de cabelo, aconselhou Danilo C. Del Campo, dermatologista de Chicago especializado no assunto.
Medicamentos de primeira linha
Os dermatologistas geralmente recomendam dois medicamentos aprovados pela FDA, a agência norte-americana que controla alimentos e remédios. O primeiro medicamento é o minoxidil (também conhecido por sua marca, Rogaine) e o outro é a finasterida (também conhecida como Propecia).
Terapias secundárias
Existem outras opções, mas os especialistas afirmam que não são terapias que se façam isoladamente e devem ser usadas em combinação com medicamentos. Uma das opções são as injeções de plasma rico em plaquetas (PRP). Nesse processo, o sangue de um paciente é coletado, seu plasma é separado e injetado de volta, diretamente no couro cabeludo.
Transplantes de cabelo
Alguns dermatologistas consideram o transplante capilar o padrão ouro da restauração dos cabelos. A tecnologia percorreu um longo caminho nos últimos 25 anos, desde a época dos implantes de cabelo, chamados de plugs capilares, disseram os médicos. Durante um transplante capilar, os folículos capilares são removidos de um local e realocados onde for necessário.
Desinformação e fraudes
Existem quase tantos mitos sobre a calvície quanto remédios falsos. Algumas pessoas dizem que usar chapéu com muita frequência pode causar calvície, enquanto outras culpam a falta de chapéu no tempo frio. Segundo Del Campo, ambas as proposições são falsas.
Este texto foi publicado originalmente aqui.