Agência BrasilDestaque

Volume de serviços prestados no país fica estável em maio após dois meses de alta, aponta pesquisa do IBGE

O volume de serviços prestados no país apresentou estabilidade em maio, após dois meses consecutivos de alta. O setor registrou um aumento de 0,8% em comparação com maio de 2023, quando havia avançado 5,5% em abril. Os serviços estão 12,7% acima do nível pré-pandemia de fevereiro de 2020, mas ainda 0,9% abaixo do ponto mais alto da série histórica em dezembro de 2022.

Os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que o setor de transportes foi o destaque negativo, com queda de 1,6%. O transporte aéreo e rodoviário de passageiros foram os principais afetados, resultando em uma menor receita para o setor.

Outras atividades que apresentaram recuo foram informação e comunicação (-1,1%) e outros serviços (-1,6%). Por outro lado, os serviços prestados às famílias tiveram um aumento significativo de 3,0%, impulsionados pelo setor de restaurantes. O Dia das Mães pode ter influenciado nesse crescimento, com um aumento no movimento de pessoas que saíram para comer fora.

O setor de serviços profissionais, administrativos e complementares também teve uma leve alta de 0,5%, ainda recuperando parcialmente a queda do mês anterior. Já as atividades turísticas apresentaram uma redução de 0,2% em maio, após dois meses de crescimento.

Regionalmente, algumas unidades da federação tiveram uma queda acentuada no volume de serviços prestados, como Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Maranhão e Distrito Federal. Por outro lado, Mato Grosso e Tocantins se destacaram com altas significativas devido ao desempenho do transporte de carga.

No Rio Grande do Sul, houve um crescimento de 0,6% no volume de serviços, mas uma queda de 13,6% na receita nominal devido à redução nos preços dos pedágios. Enquanto isso, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Amazonas e Bahia foram as unidades da federação que mais contribuíram positivamente para o setor de serviços.

A próxima divulgação da Pesquisa Mensal de Serviços, referente ao mês de junho, está prevista para 13 de agosto.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo