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Explosão de panela de pressão em escola de Cordovil deixa dois merendeiros feridos, um em estado grave.

Na tarde desta quinta-feira (11), dois merendeiros da Escola Municipal Embaixador Barros Hurtado, localizada em Cordovil, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, foram vítimas de um acidente grave. Uma panela de pressão explodiu na cozinha da instituição de ensino, causando ferimentos nos funcionários Luiz Paulo Soares do Nascimento e Priscila Araújo Barbosa.

De acordo com informações da direção do Hospital Estadual Getúlio Vargas, Luiz Paulo foi prontamente atendido e já teve alta médica, porém Priscila permanece em estado grave. A Secretaria Municipal de Educação se pronunciou e garantiu que está prestando todo o apoio necessário aos profissionais feridos, além de ter instaurado uma sindicância para investigar as causas do incidente.

O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Sepe) criticou as condições precárias de trabalho nas cozinhas das escolas da rede pública, denunciando a falta de profissionais concursados e a carência de investimentos na estrutura das unidades escolares. Segundo o sindicato, a cozinha da Escola Embaixador Barros Hurtado possui equipamentos obsoletos e um espaço inadequado que compromete a segurança dos funcionários.

Esta não é uma situação isolada, já que várias outras escolas da rede municipal e estadual do Rio de Janeiro e de municípios do interior enfrentam problemas semelhantes. O Sepe afirmou que continuará cobrando as autoridades responsáveis, como o prefeito Eduardo Paes e o governador Cláudio Castro, para que medidas imediatas sejam tomadas a fim de garantir a segurança e o bem-estar dos profissionais que atuam nas cozinhas escolares.

O sindicato também demonstrou solidariedade aos merendeiros feridos e destacou a importância de assegurar a assistência à saúde e o cumprimento de todas as obrigações trabalhistas para que os funcionários não se sintam desamparados. Este trágico evento serve como alerta para a necessidade de investimentos e melhorias nas condições de trabalho dos profissionais da educação.

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