DestaqueSenado Federal

Comissão temporária externa do Senado discute apoio da Embrapa para recuperação da agricultura no Rio Grande do Sul em audiência pública interativa.

Nesta segunda-feira (15), às 10h, a Comissão Temporária Externa que acompanha o enfrentamento da calamidade no Rio Grande do Sul (CTERS) realizará uma audiência pública interativa com o objetivo de conhecer o planejamento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para apoiar a recuperação da agricultura no estado, que foi severamente afetada pela crise climática.

A proposta da audiência partiu do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), que ressalta a urgência de encontrar soluções rápidas para mitigar os impactos econômicos e ambientais na região.

“A crise climática impôs desafios que demandam a adoção de medidas ágeis e eficazes. Nesse sentido, o Brasil conta com uma instituição reconhecida pela pesquisa e inovação agropecuária, a Embrapa, que possui capacidade para elaborar um planejamento institucional visando a recuperação do setor no Rio Grande do Sul, minimizando os efeitos sobre a economia nacional e apoiando os produtores gaúchos”, destaca Mourão no requerimento para a audiência (REQ 14/2024).

O senador, que também é o relator do colegiado, ressalta a importância do estado como uma região agrícola primordial, sendo a quarta maior economia do país e representando cerca de 6,5% da economia nacional. Ele enfatiza que a produção agropecuária corresponde a 40% do PIB estadual e impulsiona 30% da produção industrial local, evidenciando a dependência do setor rural.

Entre os convidados para a audiência estão Clênio Nailto Pillon, presidente em exercício da Embrapa, que representará a presidente Sílvia Massruhá, e um representante da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul.

A comissão é presidida pelo senador Paulo Paim (PT-RS) e tem como vice-presidente o senador Ireneu Orth (PP-RS).

Vinícius Gonçalves, sob supervisão de Patrícia Oliveira

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que serão lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado disponibiliza uma declaração de participação, que pode ser utilizada como horas de atividades complementares em cursos universitários, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo