
No último sábado (7), as ruas de Olinda foram tomadas pelo hino da Pitombeira dos Quatro Cantos, marcando o início das prévias do Carnaval 2025. O desfile do bloco, um dos mais tradicionais da cidade, atraiu centenas de foliões com seus frevos animados pelas ladeiras do centro histórico.
Ao som da música que diz “Se a turma não saísse, não havia Carnaval”, a expectativa para a festa do próximo ano é alta. A coincidência de datas promete fazer de 2025 o maior Carnaval da história de Pernambuco. O sábado de Carnaval cairá no dia 1º de março, com a Quarta-Feira de Cinzas marcada para o dia 5. Aproveitando o feriado estadual da Data Magna, que ocorre na quinta-feira, a folia pode se estender por até 11 dias.
Tanto a Prefeitura do Recife quanto a de Olinda estudam a possibilidade de ampliar o Carnaval de 2025, mas a decisão final só será tomada após as eleições e com a participação da população. Enquanto isso, os blocos já estão liberados para desfilar pelas ruas de Olinda e os foliões terão uma extensa programação de prévias para aproveitar.
A Polícia Militar de Pernambuco montou um esquema especial com mais de 400 agentes para garantir a segurança durante as prévias e o Carnaval. Após incidentes com agulhas durante a festa deste ano, as autoridades estão vigilantes para coibir roubos, brigas e ataques. Um acordo mediado pelo Ministério Público determina que os blocos encerrem seus desfiles até as 20h durante as prévias para garantir a ordem e a tranquilidade dos foliões.