
Presidente da Ucrânia pede apoio da Otan em cúpula da Aliança Atlântica
O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, fez um apelo aos líderes dos países da Otan durante a cúpula da Aliança Atlântica realizada nesta quinta-feira (11). Zelensky solicitou a eliminação de todas as restrições aos ataques de Kiev em território russo com armas ocidentais.
Em sua declaração, Zelensky ressaltou a importância de vencer e prevalecer na defesa do país, destacando a necessidade de eliminar quaisquer limitações que possam impedir o sucesso das operações ucranianas. Ele falou durante uma coletiva de imprensa ao lado do secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg.
Atualmente, diversos países da Otan impõem restrições ao uso das armas que fornecem à Ucrânia, o que limita a capacidade do país em atingir as posições estratégicas da Rússia nos ataques contra cidades e infraestruturas ucranianas.
A cúpula da Otan também foi marcada por acusações de apoio chinês à Rússia, intensificando as discussões sobre medidas a serem tomadas diante do conflito na região. A Ucrânia busca apoio internacional para conter a agressão russa e fortalecer sua defesa.
Os desdobramentos dessas discussões serão acompanhados de perto nas próximas semanas, à medida que a situação no leste da Europa continua a evoluir. A pressão sobre a Otan e outros aliados para apoiar a Ucrânia tende a aumentar, à medida que o conflito se intensifica.