Câmara dos DeputadosDestaque

Projeto de Lei propõe exclusão de incentivos fiscais de ICMS das bases de cálculo de tributos federais, sob análise na Câmara.







Projeto de Lei propõe exclusão de incentivos fiscais de ICMS na base de cálculo de tributos federais

11/07/2024 – 15:03

Mário Agra/Câmara dos Deputados

Mendonça Filho é o autor da proposta

O Projeto de Lei 1009/24, em análise na Câmara dos Deputados, propõe a exclusão dos incentivos fiscais ou financeiros de ICMS, concedido pelos estados a empresas, das bases de cálculo de quatro tributos federais (IRPJ, CSLL, PIS e da Cofins). Com a medida, os incentivos não poderiam ser tributados, como ocorre hoje.

Pela proposta, a exclusão dos incentivos será retroativa (para eventos anteriores à lei) e independerá da demonstração de cumprimento de qualquer requisito por parte da empresa. O projeto é do deputado Mendonça Filho (União-PE).

Ele afirma que, a despeito da jurisprudência dos tribunais brasileiros, a Lei 14.789/23 abriu a possibilidade de a União cobrar imposto sobre os incentivos de ICMS concedidos pelos estados – também chamados de subvenções fiscais. Para ele, essa tributação viola o pacto federativo.

“Significa conceder à União a faculdade de, por via oblíqua, fulminar o incentivo fiscal do estado, reduzindo-o pó”, disse Mendonça Filho.

Próximos passos
O PL 1009/24 será analisado em caráter conclusivo nas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Para virar lei, o projeto ainda precisa ser aprovado pelo Senado.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Natalia Doederlein


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo