Agência BrasilDestaque

Programa Farmácia Popular amplia distribuição gratuita de medicamentos para tratamento de diversas doenças, incluindo colesterol alto, Parkinson, glaucoma e rinite.

O programa Farmácia Popular acaba de divulgar a inclusão de mais dez medicamentos gratuitos em sua lista de distribuição. A partir desta semana, remédios para colesterol alto, Parkinson, glaucoma e rinite poderão ser retirados sem custo em unidades credenciadas. Anteriormente, apenas medicamentos para diabetes, hipertensão, asma, osteoporose e anticoncepcionais estavam disponíveis gratuitamente.

Com essa atualização, 39 dos 41 itens ofertados pelo Farmácia Popular passam a ser distribuídos sem custos. Para os demais medicamentos e insumos disponibilizados pelo programa, o Ministério da Saúde cobria até 90% do valor de referência, cabendo ao cidadão arcar com o restante de acordo com o preço praticado pela farmácia.

A lista completa dos novos medicamentos gratuitos pode ser conferida abaixo, mediante prescrição médica:

– Asma: inclui sete tipos de remédios para o tratamento da doença respiratória.
– Diabetes: são oferecidos seis medicamentos para controle da glicose.
– Hipertensão: a lista conta com dez opções para controle da pressão arterial.
– Anticoncepcionais: quatro tipos de contraceptivos estão disponíveis gratuitamente.
– Osteoporose: um medicamento específico para a condição óssea.
– Dislipidemia: três tipos de estatinas para controle do colesterol.
– Doença de Parkinson: duas opções para o tratamento da doença neurológica.
– Glaucoma: dois tipos de colírios para o tratamento da doença ocular.
– Rinite: três opções de medicamentos para o tratamento da condição nasal.
– Dignidade menstrual: absorventes higiênicos gratuitos para pessoas em situação de vulnerabilidade e estudantes da rede pública.

Além dos medicamentos citados, o programa Farmácia Popular mantém a modalidade de copagamento para dois itens: dapagliflozina 10 mg, indicado para diabetes associada a doença cardiovascular, e fralda geriátrica para quadros de incontinência.

O Farmácia Popular foi criado em 2004 com o objetivo de disponibilizar medicamentos e insumos de saúde em todo o Brasil. Atualmente, está presente em 85% dos municípios, contando com mais de 31 mil estabelecimentos credenciados em todo o país. A expectativa do Ministério da Saúde é expandir o programa para cobrir 93% do território nacional, com um total de 536 novas farmácias credenciadas em 380 municípios de referência do Programa Mais Médicos. Com isso, a universalização do programa é uma meta próxima de ser alcançada, visando atender a grande maioria da população brasileira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo