DestaqueUOL

OAB-SP e FGV-SP firmam parceria para projeto “Raça, Gênero e Eleições” visando mapear perfil de deputados federais eleitos por São Paulo.




Cooperação entre OAB-SP e FGV-SP para projeto de pesquisa sobre Raça, Gênero e Eleições

A Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP) e a Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP) firmaram, nesta sexta-feira (23), um acordo de cooperação para a realização do projeto “Raça, Gênero e Eleições”. O objetivo principal do projeto é mapear e examinar o perfil social e político dos deputados federais eleitos por São Paulo em 2022.

No âmbito do projeto, pretende-se, num primeiro momento, analisar se as ocupações dos cargos de liderança no Congresso estão relacionadas ao trabalho desenvolvido pelos parlamentares, além de investigar os perfis dos deputados que chegam a esses postos de destaque.

Durante o lançamento do projeto, a presidente da OAB-SP, Patricia Vanzolini, destacou a importância do suporte científico para verificar se as mulheres têm dificuldade em alcançar os cargos legislativos e, quando o fazem, enfrentam obstáculos para ocupar lideranças, como é a percepção geral.

Já Maíra Recchia, presidente da Comissão de Observatório Eleitoral da OAB-SP, ressaltou que, apesar das desigualdades enfrentadas pelas mulheres na corrida eleitoral, dados do Executivo mostram que a participação feminina em espaços de poder resulta em sucesso em políticas públicas e índices menores de corrupção em comparação aos homens.

O projeto terá início em setembro e terá a duração de 14 meses. Ao final, serão divulgados relatórios, vídeos e realizados eventos para compartilhar os resultados e as conclusões alcançadas.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo