DestaqueUOL

Ministros do G7 condenam anúncio de legalização de postos avançados em colônias na Cisjordânia




Ministros do G7 condenam anúncio de legalização de postos avançados em colônias na Cisjordânia

Os Ministros das Relações Exteriores do G7 condenaram nesta quinta-feira (11) o anúncio do governo israelense de que pretende legalizar cinco postos avançados em colônias na Cisjordânia ocupada e confiscar 1.270 hectares.

Em um comunicado divulgado pela Presidência italiana do G7, grupo também formado por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Japão e Reino Unido, os chanceleres condenaram “a decisão de aumentar as colônias existentes na Cisjordânia ocupada autorizando 5.295 novas moradias e três novos assentamentos”.

A comunidade internacional tem se manifestado contra a expansão das colônias israelenses na região da Cisjordânia, considerando que tais ações podem prejudicar os esforços de paz no Oriente Médio. A ONU e diversos países têm pedido moderação e respeito às leis internacionais.

Este anúncio do governo israelense provocou reações de repúdio, gerando preocupações sobre o impacto que a legalização dos postos avançados pode ter sobre as relações diplomáticas na região.

Diante desse cenário, o G7 reafirmou seu compromisso com uma solução de dois estados e instou Israel a reconsiderar suas políticas de assentamentos para promover a estabilidade e a segurança na região.

gab/glr/ybl/an/eg/aa


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo