Agência BrasilDestaque

Ministro confirma formalização da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza em reunião ministerial do G20 no Rio de Janeiro.

Ministro confirma criação da Aliança Global

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, anunciou nessa quarta-feira (10) que a formalização dos documentos que estabelecem a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e a abertura da adesão aos países interessados ao pacto serão realizadas no final do mês, durante a reunião ministerial do G20, no Rio de Janeiro.

A reunião, que contará com a participação de ministros de estados do G20 e de outros países convidados, irá acontecer na sede nacional da organização não governamental Ação da Cidadania, fundada por Herbert de Souza, conhecido como Betinho.

A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza é uma iniciativa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e foi proposta durante a participação do Brasil na Cúpula do G20, em Nova Delhi, Índia, no ano passado. A adesão à aliança está aberta a todos os países e tem o objetivo de coordenar ações, parcerias técnicas e financeiras para apoiar a implementação de programas nacionais de combate à fome e à pobreza.

O ministro Wellington Dias destacou que a adesão à aliança visa retomar o compromisso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente os relacionados à erradicação da pobreza e à promoção da agricultura sustentável.

Dias afirmou que já recebeu apoio de diversos países, incluindo nações da América Latina, América do Norte, Europa, União Africana, Liga Árabe e China. Ele se mostrou animado com a possibilidade de um avanço significativo na luta contra a fome e a pobreza em escala global.

Além disso, o ministro anunciou que na próxima segunda-feira (15), irá apresentar os trabalhos já realizados para a criação da Aliança Global na Organização das Nações Unidas (ONU), dando continuidade aos esforços para o combate a esses desafios sociais em todo o mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo