Agência BrasilDestaque

Mais Médicos: Novo edital registra recorde de inscrições e média de 10,4 candidatos por vaga, com destaque para inclusão de grupos étnico-raciais.

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (11) os números referentes ao novo edital do Programa Mais Médicos, que registrou um total de 33 mil inscrições para concorrer a mais de 3,1 mil vagas disponíveis. Com uma média de 10,4 profissionais por vaga, o órgão destacou a adesão recorde de candidatos, sendo essa uma das principais características desta edição.

Uma das novidades do edital é a inclusão de vagas no regime de cotas para pessoas com deficiência e grupos étnico-raciais, como negros, quilombolas e indígenas. No total, as chamadas vagas afirmativas do Mais Médicos receberam 3,1 mil inscrições, distribuídas entre 2,6 mil negros, 34 quilombolas, 70 indígenas e 382 pessoas com deficiência.

Além disso, a pasta informou que do total de inscrições, 18,7 mil correspondem a mulheres, o que representa aproximadamente 57% do total de candidatos. O Ministério da Saúde também divulgou o número de inscrições por tipo de perfil profissional, destacando que 15.699 são de médicos formados em instituições de ensino brasileiras ou com diploma revalidado no país com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), 13.467 são de médicos brasileiros com habilitação para exercer a medicina no exterior, e 3.848 são de médicos estrangeiros com habilitação para o exercício da medicina fora do país.

O processo seletivo do Mais Médicos é aberto a profissionais brasileiros, brasileiros formados no exterior e estrangeiros que já atuam com Registro do Ministério da Saúde (RMS). No entanto, a preferência continua sendo para médicos brasileiros formados no país. Para os grupos étnico-raciais, está prevista a oferta de 20% das vagas, com prioridade para municípios que possuem entre 2 e mais de 10 vagas disponíveis.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo