Agência BrasilDestaque

Empresas do RS têm até sexta-feira para aderir ao programa emergencial de apoio financeiro do governo federal, com duas parcelas de um salário mínimo.

As empresas localizadas em municípios em estado de calamidade ou situação de emergência no Rio Grande do Sul têm até sexta-feira (12) para aderir ao programa emergencial de Apoio Financeiro do governo federal. Esse programa oferece duas parcelas, cada uma no valor de um salário mínimo (R$ 1.412), a serem pagas nos meses de julho e agosto.

A adesão das empresas ao programa implica em não demitir funcionários, bem como em manter os salários e demais obrigações trabalhistas e previdenciárias dos empregados nos meses seguintes, setembro e outubro. A medida tem como objetivo principal auxiliar na preservação dos empregos no estado gaúcho.

Segundo informações do Ministério do Trabalho e Emprego, na última segunda-feira (8), 80.319 trabalhadores do Rio Grande do Sul receberam um total de R$113,4 milhões referentes à primeira parcela do programa emergencial de auxílio financeiro. Desse total, 74.435 são trabalhadores formais, 1.366 são participantes do programa Menor Aprendiz, 450 são domésticos e 4.068 são pescadores.

Para participar do programa, as empresas interessadas devem formalizar a adesão de forma online através do portal Emprega Brasil – Empregador. Além disso, é necessário que os estabelecimentos dos empregadores estejam localizados em áreas atingidas pelas cheias ocorridas em maio, dentro da chamada mancha de inundação e reconhecidas oficialmente como áreas de calamidade pelo governo federal.

Os dados enviados pelas empresas serão analisados pela Dataprev, empresa pública vinculada ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. Caso todas as informações estejam corretas e as condições de elegibilidade sejam atendidas, o pagamento do Apoio Financeiro será autorizado.

O pagamento das parcelas será realizado pela Caixa Econômica Federal, sem a necessidade de abertura de contas pelos beneficiários. A primeira parcela já foi paga para as empresas que aderiram até 26 de junho, com a segunda parcela prevista para 5 de agosto. Para as empresas que aderirem entre 27 de junho e 12 de julho, a primeira parcela será paga no dia 22 de julho. Todos os detalhes do programa podem ser acompanhados no portal Gov.br e no aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo