DestaqueSenado Federal

Eleições no Parlamento francês indicam crescimento do movimento de direita, aponta senador Marcos Rogério. Parlamento está dividido em três grupos.

O senador Marcos Rogério (PL-RO) destacou em seu pronunciamento nesta quinta-feira (11) a tendência mundial de crescimento do movimento político de direita, evidenciado pelas eleições no Parlamento francês. De acordo com o parlamentar, o partido de direita recebeu 32% dos votos, superando a esquerda que obteve 25% e o grupo de centro com 23%. Esses resultados refletiram na divisão do Parlamento em três grupos, nenhum conquistando maioria absoluta.

Para Marcos Rogério, a nova configuração do Parlamento francês representa um desafio para a governabilidade do país, que agora precisa de negociações e diálogo entre as diferentes coalizões. O senador ressaltou a importância de buscar um consenso que atenda aos interesses da população e garanta a estabilidade política.

Comparando a situação política no Brasil, Marcos Rogério afirmou que, mesmo diante de uma polarização, o Congresso Nacional busca um consenso mínimo em prol do interesse nacional. Ele destacou que a oposição não se posiciona contra o país, mas sim contra as políticas do governo, sempre em busca do melhor para a população brasileira.

Além disso, o senador abordou o novo desafio do Congresso, que é a regulamentação da reforma tributária prevista no PLP 68/2024. Segundo Marcos Rogério, é fundamental amadurecer a proposta com cautela, visando um debate construtivo que atenda às necessidades do país.

Diante desse cenário, o senador enfatizou a importância do diálogo, da responsabilidade e do equilíbrio na busca por um entendimento que beneficie a todos os brasileiros. Para ele, a convergência de ideias é essencial para o desenvolvimento de um projeto nacional que contemple as diversas demandas da sociedade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo