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Brasil fica em último lugar em pesquisa sobre capacidade de identificar conteúdos falsos na internet, aponta estudo da OCDE.




Brasil fica em último lugar em pesquisa sobre identificação de fake news

O Brasil ficou em último lugar em uma pesquisa sobre a capacidade de identificar conteúdos falsos na internet. O estudo ‘Questionário da Verdade’ foi realizado em 21 países e foi publicado pela OCDE, Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

A publicação aponta que a constatação é efeito dos ambientes em que o brasileiro costuma se informar. De acordo com a pesquisa, 85% das pessoas no Brasil têm o hábito de se informar pelas redes sociais.

Enquanto boa parte dos brasileiros se informam pelas redes, apenas 30% da população do Japão, da Alemanha, do Reino Unido e da Finlândia buscam informações nessas fontes.

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No Brasil, 54% das pessoas acertaram na identificação de notícias verdadeiras. Colômbia, Suíça, França e Estados Unidos ficaram logo acima. Em primeiro lugar está a Finlândia, com 66% de acertos, seguida por Reino Unido, Noruega e Irlanda. No total, mais de 40.765 pessoas foram entrevistadas.

“Nós estamos potencialmente nas redes em aplicativos de mensageria, por onde se criam grupos. Esses grupos têm muitos fatores de influência. Ou é o grupo da família, ou é o grupo da religião, ou é o grupo do futebol, é um grupo da cerveja, então tem sempre alguns que são os maiores influenciadores desses grupos e quando vem [a informação] por alguém que é a sua autoridade religiosa você confia naquilo”, explica Ana Regina Rêgo, coordenadora da Rede Nacional de Combate à Desinformação.

Saiba mais na matéria sobre o tema que foi ao ar esta quinta-feira (11) no Jornal da Cultura:

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