Agência BrasilDestaque

Atriz Shelley Duvall, do clássico “O Iluminado”, morre aos 75 anos no Texas em decorrência de complicações da diabetes.

A renomada atriz norte-americana Shelley Duvall faleceu aos 75 anos em sua residência na cidade de Blanco, no estado do Texas, Estados Unidos. A notícia do falecimento foi confirmada pelo seu companheiro, Dan Gilroy, nesta quinta-feira (11). Duvall enfrentava complicações de saúde decorrentes da diabetes e veio a óbito enquanto dormia.

Com uma carreira que abrange mais de 50 participações em filmes e séries de televisão, Shelley Duvall deixou sua marca no cinema mundial. Seu papel mais icônico foi como Wendy Torrance no renomado filme de terror “O Iluminado”, dirigido por Stanley Kubrick em 1980. Além disso, a atriz atuou em produções como “Popeye” (1980), “Três Mulheres” (1977) e “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa” (1977).

A atuação de Shelley Duvall no papel de Wendy em “O Iluminado” é lembrada até hoje como uma performance marcante. O filme narra a história de Jack, um escritor que, procurando isolamento para finalizar seu livro, leva sua família para um hotel nas montanhas do Colorado. Conforme Jack é influenciado pelos espíritos do local, ele gradualmente enlouquece, causando terror em sua esposa e filho.

Para interpretar a esposa frágil e aterrorizada, Duvall suportou um intenso processo de pressão psicológica por parte de Kubrick, o que resultou em lágrimas, perda de peso e queda de cabelo para a atriz. Anos depois, ela reconheceu o talento do diretor em extrair o melhor de seus atores, mas afirmou que não gostaria de passar por aquela experiência novamente.

Jack Nicholson, colega de elenco de Duvall, declarou em uma entrevista que sua performance foi o trabalho mais desafiador que já viu um colega realizar. A morte de Shelley Duvall representa uma perda irreparável para a indústria cinematográfica, deixando seu legado marcado na história do cinema.

*com informações da agência Reuters.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo